Blog

Comodidade quanto à tecnologia

Apr 01, 2009 | 3 minutes read

Esse foi um trabalho que fiz para o meu curso técnico em informática. Era para ser somente uma iniciação científica, mas quem me conhece sabe que quando começo a escrever, me empolgo um pouquinho e acaba saindo um pouco maior que o esperado. Resumindo: o que era para ser o texto completo, virou a introdução.

Em pleno século 21, muitos usuários de computador não têm controle total sobre seu computador. De nada adianta usar o mesmo sistema e programas que vieram de fábrica sem nem ao menos ter a consciência de que existem alternativas que podem lhe proporcionar benefícios ou mesmo opções que não te atendam perfeitamente. Apesar de usuários mais avançados não terem idéia disso, essa situação é muito comum e acontece em muitos lares de países em desenvolvimento. Por experiência própria, esse categoria de usuários considera o computador apenas como um meio de comunicação (seja por redes sociais ou mensageiros instantâneos) e os “grandes avanços da ciência” que são possíveis somente com o uso de um grande poder de processamento, longes da vida comum e portanto “inalcansáveis”.

Um exemplo bem prático é o uso do browser Microsoft Internet Explorer 6 ao invés de outros navegadores, ou mesmo uma versão mais recente que suporte melhor as normas da W3C (associação de empresas de tecnologia que define alguns padrões para que os recursos da internet possam ser aproveitados ao máximo). Muitos websites vem bloqueando-o e apresentando alternativas mais adequadas para a sua exibição. Os grandes causadores do avanço das tecnologias considerado lento por profissionais da área, é a comodidade do usuário em usar o que está funcionando sem ter a preocupação de testar o que é novo. E nem isso é o assunto principal do artigo: Linux. Linux é um sistema operacional – em termos mais básicos, é um programa que auxilia o seu equipamento físico (hardware) a distribuir da melhor forma os seus recursos para o resto dos aplicativos (sofwares/programas) – que foi criado em 1992 com o intuito de disponibilizar uma fonte de pesquisa bastante abrangente do funcionamento de um computador para os programadores da época. Resultado de muitos profissionais da área estudando e melhorando-o cada vez mais? Um sistema altamente estável mas que durante alguns anos, tinha como foco somente os seus autores (ao contrário de outros que desde o começo seu publico alvo eram usuários comuns – vide Microsoft Windows e Mac OS).

O autor principal e que empresta parte do seu nome ao Linux, Linus Torvalds considera este um “problema” já transpassado à duas décadas; coisa que tem o apoio de grande parte da comunidade que ou o detesta (geralmente estes nunca se deram o trabalho de testar por mais de um dia, se isso) ou o ama.

Continua(?!)

Já saiu bem maior do que deveria e ainda ficou sem final, então dependendo, continuo a escrever porque ainda há muita coisa para se falar do assunto.

Originalmente publicado em zoomdigital.com.br em 1 de abril de 2009.